quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Intolerância à lactose

O que é?
Incapacidade de absorvermos a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, no mais das vezes, diarréia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.

O que se sente?

É variável de pessoa a pessoa e de acordo com a quantidade ingerida. Os pacientes percebem aumento de ruídos abdominais, notam que a barriga fica inchada e que eliminam mais gases. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarréia líquida, acompanhada de cólicas. A queixa de ardência anal e assadura é porque a acidez fecal passa a ser intensa (pH 6,0).

Adaptado do site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?269

A cada dia é mais comum ouvir o relato de alguém com essa dificuldade, o que praticamente nos proíbe de comer fora de casa, pois TUDO é feito de leite. Saio de casa com minha "lancheira" com o que posso comer durante quase o dia inteiro e quando me atrevo a comer na rua é inevitável acabo caindo no leite e as consequências são uma...


Vamos trocar receitinhas sem leite!?


Segue umas dicas de adatações:


- Leite de coco (fica delicioso e não tem lactose)

-Suco de laranja (funciona bem para bolos)

-Suco de limão (idem)

-Leite de soja (o sabor varia de marca pra marca, mas com frutas funciona bem)

-Leite de linhaça (vide site http://www.docelimao.com.br/site/entrevistas/video/881-dicas-no-programa-espaco-vida-leite-de-linhaca.html)

Até mais!

Um comentário:

Célia Ribeiro Alves disse...

Site que tem receitas bacanas é: http://www.semlactose.com/