segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Brasileirinho - Documentário

Ainda com olhar para o chôro brasileiro e com o aperto da despedida de Altamiro Carrilho,  tive o prazer de assistir pelo Canal Brasil o Documentário "Brasileirinho" que faz um passeio pelo Chôro e a música brasileira.


O que o diretor finlandês Mika Kaurismäki fez pelo samba em seu "Moro no Brasil" (2002), ele agora faz pelo choro em "Brasileirinho", no qual ele combina suas três grandes paixões: cinema, música e o Brasil.


Kaurismäki dosa bem os depoimentos e apresentações gravadas num show feito no Dia do Choro, 23 de abril em Niterói - RJ, quando também se comemora o nascimento do compositor Pixinguinha (1897-1973).


O documentário tem como fio condutor uma apresentação do Trio Madeira Brasil, composto por Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo Souza, além de vários músicos de envergadura como o violonista Yamandú Costa - Violão de Sete Cordas.

O longa acompanha a preparação e ensaios dos artistas e vai contando a história da evolução do choro ao longo de quase 150 anos.




Esse estilo de música exerce uma grande fascinação não só sobre estrangeiros, como Mika Kaurismäki, radicado no Rio de Janeiro há vários anos, mas também entre brasileiros. Zé Paulo Becker antes de mergulhar fundo no mundo do Choro, construiu uma sólida reputação como violonista, dominando o repertório clássico e ganhando prêmios significativos em concursos de violão.

O filme é de 2005 mas só veio para o Brasil e 2007, e acredito que o grande público ainda não teve a sorte de assisti-lo. A sensação é do coração transbordando de felicidade, aproveitem!


Abraço fraterno!
Célia Ribeiro





Fontes: http://musica.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/08/23/ult279u6646.jhtm http://elizabethdiariodamusica.blogspot.com.br/2010/12/filme-documentario-brasileirinho.html http://www.imdb.com/title/tt0456321/  

Nenhum comentário: